quinta-feira, 1 de abril de 2010

Perigo !!! Você pode ter sido contaminado com o vírus do “achometro”

“Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.” Oséias 4:1

Lendo um trabalho de um aluno percebi como o “eu acho” é extremamente perigoso na vida de uma pessoa.
O “eu acho” nada mais é que uma opinião sem fundamento baseada única e exclusivamente na intuição, ou seja, discutem não para apreenderem ou ensinarem, mas pelo simples fato de colocarem sua opinião.
Nossos ” achometros” são perigosos , podem ser grandes armadilhas, que nos conduzem a tomar decisões erradas ou até a mesmo depositar nossa esperança em coisas que nada farão ou nada podem fazer por nós.
Ter opinião é extremante importante, sou alguém que adora incentivar as pessoas terem ou criarem suas opiniões, mas opinião sem uma base nada mais do que um grande passo para dizer ou fazer uma bobagem.
Com base em tudo isso fico imaginando ( tento) como o povo que chamamos de Deus vive com essa prática do achometro.
No texto acima Oséias fala que Deus tem uma contenda com os habitantes e o motivo é que faltam em nós coisas essências para o relacionamento com Ele
1. Verdade – falta de autenticidade
2. Benignidade – bondade para com o próximo
3. Nem conhecimento de Deus – acham que conhecem a Deus
Mais pra frente ele diz que a falta do conhecimento de Deus conduz as pessoas a destruição.
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6
Interessante notar que o profeta está falam não para pessoas de fora e sim as de dentro, “ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel” , como alguém pode ser filho sem conhecer o pai.
É exatamente isso que Deus está nos chamando a atenção ou como o próprio texto fala contendendo “brigando”.
Esse é o problema de quem é contaminado na igreja com o vírus do achometro, achar que conhece a Deus só porque leu na Bíblia sobre Ele, ou ainda pior porque faz seminário, ou ainda porque tem algum cargo ou titulo.
Note como isso é perigoso achar que conhece Deus e não conhecê-lo pode nos conduzir a 2 coisas:
1. A um legalismo religioso
2. A uma religiosidade vazia apenas composta por sacramentos
3. Ainda pior ao inferno

Esse vírus do achometro tem características específicas vou tentar descrever só 3 que julgo serem as mais comuns e também os sintomas mais fáceis de detectar.

1. Você está errado, e eu certo: são marcadas, pela inflexibilidade, seguidas de fortes e inflamadas afirmações

2. Em determinado momento a conversa passa a ficar pessoal: em alguns casos as pessoas deixam o assunto de lado como não conseguem discutir levam isso para o campo pessoal de ofensa.

3. Usam frases de jargão, ou simplesmente transferem sua opinião para outra pessoa como forma de se fortalecer: “não é bem assim”, “Eu já ouvi, mas não lembro agora”, “Porque fulano disse”, “O pr fulano disse assim”. Enfim tentar arrumar um jeito de quando se sentem derrotas de escapar.
Vamos orar e pedir para Deus para que Ele nos cure do vírus do achometro espiritual e possamos conhecê-lo de verdade e em tudo temos opinião mas que seja baseada em nossos estudos e em nossa sede de crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário