sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aula 1 - Pentateuco

Pentateuco



INTRODUÇÃO



A Bíblia


A prova concludente do amor divino encontra-se no fato de que Deus se revelou ao homem, e esta revelação ficou registrada na Bíblia.






Nascida no Oriente e revestida da linguagem, do simbolismo e das formas de pensar tipicamente orientais, a Bíblia tem, não obstante, uma mensagem para a humanidade toda, qualquer que seja a raça, cultura ou capacidade da pessoa.


Contrasta com os livros de outras religiões porque não narra uma manifestação divina a um só homem, mas uma revelação progressiva arraigada na longa história de um povo.






Deus revelou-se em determinados momentos da história humana. Diz C. O. Gillis: "Não se pode entender a verdadeira religião. . . Sem entender-se o fundo histórico por via do qual nos chegaram estas verdades espirituais."






A Bíblia é uma biblioteca de 66 livros escritos por 40 autores num período de 1500 anos; não obstante, nela se desenvolve um único tema, que une todas as partes, a redenção do homem.
O tema divide-se assim:



1. O Antigo Testamento: a preparação do Redentor.


2. Os Evangelhos: a manifestação do Redentor.






3. Os Atos: a proclamação da mensagem do Redentor.


4. As Epístolas: a explicação da obra do Redentor.


5. O Apocalipse: a consumação da obra do Redentor.






Mais de três quartas partes da Bíblia correspondem ao Antigo Testamento. Com exceção dos onze primeiros capítulos do Gênesis, do livro de Jó e de certas partes dos profetas, o Antigo Testamento dedica-se ao trato de Deus com a raça escolhida. Deus elegeu o povo hebreu com três finalidades:


ser depositário de sua Palavra;


ser a testemunha do único Deus verdadeiro perante as nações;


ser o meio pelo qual viesse o Redentor.






O Antigo Testamento divide-se de acordo com o seu conteúdo: O Pentateuco ou lei: Gênesis a Deuteronômio 5 livros


História: Josué a Ester 12 livros


Poesia: Jó a Cantares 5 livros


Profecia Isaías a Malaquias 17 livros

Todas as grandes religiões do mundo se originaram na Ásia e três delas , Judaísmo, Cristianismo e Islamismo , em uma área relativamente pequena da Ásia Ocidental.







רפס


תישארב


O Livro de Gênesis






Moisés versos o tempo


A relação mais difícil para compreensão de como Moisés poderia saber da criação?






A crítica literária moderna descreve o Livro da Gênesis como um compilado de material escrito a diversas mãos[, tendo assimilado da Suméria, da Babilônia e de Ugarit, especialmente os poemas da Criação, Enuma Elish e Atrahasis, a influência da Epopéia de Gilgamesh está também presente no relato do Dilúvio.[6] Não há consenso sobre quando o Gênesis foi escrito, mas algum anacronismos apontam que sua redação final aconteceu no primeiro milênio. As teorias mais recentes colocam a redação final do texto em torno do século 5 AEC, durante o período pós exílio quando a comunidade judia se adaptava à vida sob o império persa.






Primeiro relato da criação


O primeiro relato da criação começa com o período indeterminado em que Deus (aqui chamado de Elohim) cria os céus e a terra a partir do nada (ex nihilo)[26] ou das águas primordiais (tehom)/caos.[27] Depois descreve a transformação da criação em seis dias do caos até o estado de ordem que culmina com a criação do humanos à sua própria imagem. O sétimo dia é santificado com um dia de descanso.


A semana de criação consistem em 8 comandos divinos em seis dias, seguido de um dia de descanso

Nenhum comentário:

Postar um comentário